22 de nov. de 2010

Mariana e Giovanna 7B


                                               PROSTITUIÇÃO

        A prostituição pode ser definida como a troca consciente de favores sexuais por interesses não sentimentais, afetivos ou prazer. Apesar de comumente a prostituição consistir numa relação de troca entre  sexo e dinheiro, esta não é uma regra. Pode-se trocar  relações sexuais por favorecimento profissional, por bens materiais (incluindo-se o dinheiro), por informação, etc. A prostituição é praticada mais comumente por mulheres, mas há um grande número de casos de prostituição masculina em diversos locais ao redor do mundo.

Prostituição no Brasil:
A prostituição no Brasil é legal, já que não há nenhuma lei que proíbe a prostituição adulta mas o governo brasileiro está frustrado cada vez mais com o fato de que os turistas ocidentais vêm ao Brasil para o turismo sexual, particulamente prostituição infantil. Existem, atualmente, diversas campanhas do governo brasileiro contra a prostituição infantil.
O relatório de 2010 do  Departamento de Estado dos Estados Unidos cita o Brasil como "fonte de homens, mulheres, meninos e meninas para prostituição forçada no país e no exterior". O levantamento inclui o trabalho forçado relacionado ao tráfico de mulheres feito por organizações criminosas de Goiás de onde partem meninas e mulheres para países como Espanha, Itália, Reino Unido, Portugual, Suíça, França, Estados Unidos e Japão. Também há indícios de formação de redes de prostituição forçada em países vizinhos como Suriname, Guiana Francesa , Venezuela e Paraguai.
Na Espanha e Rússia organizações criminosas estão montadas para o tráfico sexual forçado de brasileiras.

Prostituição Infantil:
Um fato que é incontestável é que a rede de prostituição infantil no Brasil continua sem solução, talvez isso ocorra porque este tipo de negócio transformou-se no terceiro mais rentável comércio mundial, atrás apenas da indústria de armas e do narcotráfico. Este é um daqueles temas que houve-se muito mas sabe-se pouco. Não é por menos que é problema que vem preocupando, não só o governo brasileiro, mas também do mundo inteiro.

Um comentário:

Marina Mota disse...

Muito boa essa matéria sobre a prostituição (:
parabens... bjs