22 de nov. de 2010

Thainá e Thamiris 7B

Aborto
Um aborto ou interrupção da gravidez é a remoção ou expulsão prematura de um embrião ou feto do útero resultando na sua morte ou sendo por esta causada.
Isto pode ocorrer de forma espontânea ou artificial provocando-se o fim da gestação, e conseqüentemente o fim da vida do feto,mediante técnicas medicas, cirúrgicas entre outras.
Após 180 dia (seis meses) de gestação,quando o feto já é considerado viável o processo tem a designação medica de parto prematuro. Aborto, entretanto, pode continuar a ser utilizada em geral, quando refere-se à indução da morte o feto.
Atualmente o aborto na Brasil é considerado crime, exceto em duas situações: de estrupo e de risco de vida materno.
Em 2003 foram registradas 120.212 internações hospitalares por aborto, no grupo de 10 a 24 anos. A maior taxa de internação hospitalar por aborto foi no grupo de 20 a 24 anos (35%) segundo o Ministério da Saúde (1998).
A proposta de um Anteprojeto de Lei, que está tramitando no Congresso Nacional, alterando o Código Penal, inclui uma terceira possibilidade, quando a constatação de anomalias fetais.

Aborto Espontâneo
Surge quando a gravidez é interrompida sem que seja por vontade da mulher. Pode acontecer por vários factores biológicos, psicológicos e sociais que contribuem para que esta situação se verifique.

Aborto Induzido
O aborto induzido é um procedimento usado para interromper uma gravidez.
Pode acontecer quando existem malformações congénitas, quando a gravidez resulta de um crime contra a liberdade e autodeterminação sexual, quando a gravidez coloca em perigo a vida e a saúde física e/ou psíquica da mulher ou simplesmente por opção da mulher.
É legal quando a interrupção da gravidez é realizada de acordo com a legislação em vigor.
Quando feito precocemente por médicos experientes e em condições adequadas apresenta um elevadíssimo nível de segurança.

Aborto Ilegal
O aborto ilegal é a interrupção de uma gravidez quando os motivos apresentados não se encontram enquadrados na legislação em vigor ou quando é feito em locais que não estão oficialmente reconhecidos para o efeito.
O aborto ilegal e inseguro constitui uma importante causa de mortalidade e de morbilidade maternas. O aborto clandestino é um problema de saúde pública.

Nenhum comentário: